Alex Kipman, Um Brasileiro Fazendo História

Alex Kipman, natural de Curitiba, filho de um embaixador brasileiro e de uma professora de biologia, teve o Atari 2600 como o primeiro contato com a tecnologia. Autodidata, aos 10 anos, mergulhou no mundo dos computadores e aprendeu a linguagem Basic sozinho.

Mais tarde fez engenharia de software com ênfase em inteligência artificial a partir de 1996, no Rochester Institute of Technology e acabou trabalhando para a NASA fazendo algoritmos de imagem para que os cientistas pudessem ver pelos olhos do telescópio acoplado a um avião que tirava fotos do universo e procurava vida em outros planetas.

Em 2000 foi convidado pela Microsoft para trabalhar na empresa, inicialmente em projetos .NET, Framework essencial para rodar vários programas e mais tarde fez parte do desenvolvimento do Windows Vista.

Em 2010, uma das tecnologias de maior destaque da Electronic Entertainment Expo foi o KINECT, acessório do console Xbox 360 capaz de captar os movimentos dos jogadores e que dispensa o uso de qualquer joystick, criada por Alex. O sucesso foi imediato e foram vendidos mais de 1 milhão de unidades nos primeiros 10 dias, após o lançamento. Com isso, Alex foi considerado pela Times como um dos TOP 25 Nerds do Ano.

Hoje, Alex Kipman é o chief evangelist, evangelista tecnológico em português, especialista em convencer as massas para a adoção de uma determinada tecnologia ou plataforma tecnológica, para o HoloLens, o computador holográfico mais avançado do mundo.

Precisamos de mais brasileiros assim. O que é necessário para isso?

- Um sério investimento em educação com comprometimento de longo prazo.

Confira abaixo uma entrevista com o Alex:

 

Gostou? Deixe o seu voto.

0.0 of 5 (0 Votes)

Compartilhe

Bacana.Blog Logo