Omoide Yokocho, uma rua que parece ter saído do filme "Blade Runner"

Localizado perto da estação de trem mais movimentada do mundo, um pequeno beco com cerca de 60 pequenos bares e restaurantes ligados por uma rua estreita com largura suficiente para a passagem de duas pessoas contrasta fortemente com seu vizinho lotado.

Esta área, conhecida como Omoide Yokocho (“Pista da Memória”), começou como um mercado negro no final da década de 40, após a Segunda Guerra Mundial. A faixa também era conhecida por bebidas baratas e espetos grelhados de yakitori. Os muitos bebedouros da área e a falta de banheiros públicos valeram o apelido de “beco do mijo”, já que os clientes embriagados faziam suas necessidades na rua.

Embora o beco tenha sido parcialmente destruído para dar lugar à nova estação de Shinjuku e parcialmente destruído em um incêndio na década de 90, um pedaço considerável sobreviveu. O governo local também reconstruiu as seções danificadas pelo fogo, restaurando sua aparência original da era Shōwa. Hoje, Omoide Yokocho está cheio de pequenas barracas que servem yakitori e nikomi (um tipo de ensopado de tendão de carne) que deve ser regado com muita cerveja barata e saquê. Um dos mais famosos, ou infames, é sugestivamente chamado de Asadachi, que significa “madeira matinal”. Este bar é conhecido por oferecer iguarias como rãs fritas, salamandras e afrodisíacos como pênis de touro para acompanhar sua cerveja.

Apesar de seu passado, a área agora é perfeitamente segura para se visitar. A maioria dos estabelecimentos ainda oferece menus em inglês. Para conhecer Omoide Yokocho em toda a sua glória, é recomendável visitá-lo à noite, quando a maioria dos barzinhos está aberta, as luzes acesas e a área repleta de empresários e turistas em busca de um lanche rápido e uma boa bebida.

Antes de Partir

É uma caminhada de cinco minutos da estação de Shinjuku. O site Omoide Yokocho tem um mapa conveniente mostrando a localização de todos os estabelecimentos no beco.

Gostou? Deixe o seu voto.

5 of 5 (1 Vote)

Compartilhe

Bacana.Blog Logo